Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema

Satisfaction of the user of the Capes Portal of Scientific Journals: a study on the success in the use of the system

A pesquisa, aqui apresentada, buscou verificar o grau de sucesso de usuários do Portal CAPES, na busca por um periódico específico e as razões para os casos de insucesso. A metodologia utilizada foi quantitativa, com coleta de alguns dados qualitativos. O estudo analisou, utilizando estatística descritiva, duas questões de um questionário sobre a satisfação dos usuários do Portal, as quais foram respondidas por 930 docentes de 17 universidades, das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Os resultados mostram que 645 (70%) dos pesquisadores, quase sempre ou frequentemente, obtêm sucesso ao procurarem por um periódico específico no Portal. Os pesquisadores menos bem sucedidos são os da área de Linguística, Letras e Artes. Para 76% dos pesquisadores, a razão principal para a não obtenção de sucesso é a indisponibilidade do periódico no Portal. Respostas às questões abertas mostraram, também, que, mesmo estando o periódico no Portal, especialmente para literatura mais antiga, pode ocorrer a falta do fascículo específico buscado ou, ainda, estando o fascículo presente no Portal, o acesso ao texto completo do artigo procurado pode não ser permitido. Razões para insucesso na busca relacionadas a fatores, tais como usabilidade, dificuldades com idiomas, falta de treinamento e dificuldades de acesso, foram menos citadas pelos respondentes.

Estudos de uso e usuários; Satisfação do usuário de informação; Portal de Periódicos Capes; Biblioteca digital


Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br