SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Mobile banking as a new channel of information spreading and a means of making new services availabe: a test of the theory of decomposed planned behaviorNational archives policy in the perspective of the Federal University of Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936

Abstract

FERREIRA, Rubens Hermógenes; VASCONCELOS, Maria Celeste R Lobo; JUDICE, Valéria Maria Martins  and  NEVES, Jorge Tadeu de Ramos. Inovação na fabricação de cervejas especiais na região de Belo Horizonte. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 171-191. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362011000400011.

Este artigo tem como objetivo identificar os processos de inovação na fabricação de cervejas especiais na grande Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se conceitos como cervejas especiais, inovação, empreendedorismo e gestão do conhecimento. O foco teórico foi concentrado na evolução da indústria cervejeira, no processo de inovação e nas diversas tipologias adotadas pelos autores tradicionais, que são referência no tema. Autores como Schumpeter, e os mais recentes, como Tidd, Bessant & Pavitt (2008), auxiliaram na definição de inovação usada neste trabalho. A coleta de dados deu-se através de entrevistas com atores da produção de cervejas especiais, da observação em painel setorial, em mesa redonda em evento do setor, além de pesquisa documental. Os sujeitos pesquisados foram os atores envolvidos com cervejas especiais, como: microcervejeiros, homebrewers e consultores do setor. As conclusões indicam que a inovação tem sido importante para aqueles que atuam com esse tipo de cerveja, seja pela diferenciação do produto, pelo atendimento às exigências do mercado e por uma atuação incipiente em redes sociais para transmissão do conhecimento. Os resultados da pesquisa mostraram evidências da ocorrência de inovação no setor cervejeiro artesanal, em particular, as incrementais.

Keywords : Inovação; Cervejas artesanais; Cultura cervejeira; Disseminação do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese