SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Information Science as object: epistemologies as meeting spacesManagement models of scientific journals: a needed discussion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936

Abstract

GREEF, Ana Carolina  and  FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Fluxo enxuto de informação: um novo conceito . Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 37-55. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100003.

A informação representa um valor que, entregue em conformidade às demandas de seus usuários/clientes, gera inovação, inteligência e competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. A mentalidade enxuta (lean thinking), aplicada em ambientes organizacionais, identifica o valor esperado pelos mesmos clientes/usuários e incentiva a geração de padrões em processos produtivos, a eliminação de falhas e a melhoria contínua. Este artigo resulta de pesquisa exploratória e bibliográfica, com objetivo de oferecer parâmetros para qualificação da gestão e da operação de fluxos informacionais, com base em critérios oriundos do lean thinking. Para tanto, apresenta um conceito de Fluxo Enxuto de Informação (FEI), concebido e analisado criticamente diante do referencial teórico em Ciência da Informação e mentalidade enxuta. Novos elementos teóricos, de uso potencial pelo profissional da informação, são oriundos da pesquisa, cuja contribuição incentiva discussões cientificas sobre aplicações de ambas as áreas à gestão organizacional, no que tange à avaliação de fluxos informacionais.

Keywords : Fluxo enxuto de informação; Critérios de qualidade; Mentalidade enxuta; Avaliação de fluxo de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese