SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Brazilian libraries in 2018: results of the delphi techniqueProducts and services of web 2.0 in the reference sector of libraries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936

Abstract

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; LACRUZ, María del Carmen Agustín  and  DIAZ, Raquel Gómez. A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 94-109. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100006.

Na atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios - provavelmente menos evidentes- da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.

Keywords : Indexação de livros; Ensino da indexação; Catalogação de assuntos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese