SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Brazilian libraries in 2018: results of the delphi techniqueProducts and services of web 2.0 in the reference sector of libraries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em Ciência da Informação

On-line version ISSN 1981-5344

Abstract

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; LACRUZ, María del Carmen Agustín  and  DIAZ, Raquel Gómez. A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.94-109. ISSN 1981-5344.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100006.

Na atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios - provavelmente menos evidentes- da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.

Keywords : Indexação de livros; Ensino da indexação; Catalogação de assuntos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License