SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitáriasUma análise da contribuição da biblioteca da Fundacentro na produção científica em segurança e saúde no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Perspectivas em Ciência da Informação

versão impressa ISSN 1413-9936

Resumo

INAZAWA, Fernandez Kenji  e  BAPTISTA, Sofia Galvão. Modelo conceitual de comunicação da informação para estudos de interação informacional baseado em competências conversacionais em serviço de referência. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 169-184. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100010.

O objetivo deste artigo é discutir um modelo conceitual de comunicação da informação aplicável a estudos de interação entre usuário e bibliotecário, baseado em "competências conversacionais" em serviço de referência. Na ciência da informação, o fenômeno das "competências conversacionais" estaria no âmbito da transferência ou da comunicação da informação? Seria o modelo de Shannon e Weaver o mais apropriado para explicar esse fenômeno? Refletindo-se sobre a primeira pergunta, parece haver certa confusão conceitual, quando o assunto é comunicação da informação em ciência da informação. Utilizou-se Barreto (2005) e Pinheiro e Loureiro (1995), como base para a discussão desse aspecto. Com relação à segunda pergunta, talvez, a explicação da adoção do modelo de Shannon e Weaver na ciência da informação se dê pelo estudo dos paradigmas. Como as pesquisas iniciais da ciência da informação, em meados dos anos 50, estavam mais focadas no paradigma físico da recuperação da informação e o modelo de Shannon e Weaver surge mais ou menos na mesma época, a apropriação foi quase imediata. Mas, com a inserção de outros paradigmas, como o cognitivo e o social nos estudos na ciência da informação, o modelo de Shannon e Weaver passou a ser desconstruído e reconstruído sob novas óticas.

Palavras-chave : Comunicação da informação; Transferência da informação; competências conversacionais; Serviço de referência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português