SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Jobs on the Web for Brazilian professionals on information and-documentation: analysis of competencies and skills required by companies and institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936

Abstract

EGGERT-STEINDEL, Gisela  and  CISNE, Caroline Santos de. A sociedade literária São Bento (SC): uma base institucional de leitura na Serra do Planalto Norte de Santa Catarina. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 251-264. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100014.

Apresenta resultados da pesquisa que objetivou responder de que modo a comunidade de São Bento do Sul (SC), conformou uma instituição de leitura ao longo do tempo. Trata-se de um trabalho pautado na abordagem da História Cultural, atentando para autores como Roger Chartier, Sandra Jatahy, entre outros. Como fonte de estudo, analisou-se documentos institucionais, impressos (jornais) e depoimentos orais. As fontes impressas analisadas mostram pouca visibilidade da Sociedade Literária São Bento, no entanto, as fontes orais (como os recolhidos do tesoureiro e da bibliotecária de ofício) revelaram a tenacidade das diferentes diretorias e seu esforço junto à comunidade local, para manter abertas as portas para o futuro dessa instituição de leitura no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

Keywords : História do Livro; História da Leitura; Sociedade Literária - São Bento do Sul (SC).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese