SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Ofertas de trabalho na Web para os profissionais brasileiros da informação-documentação: análise das competências e habilidades exigidas pelas empresas e instituições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Perspectivas em Ciência da Informação

versão impressa ISSN 1413-9936

Resumo

EGGERT-STEINDEL, Gisela  e  CISNE, Caroline Santos de. A sociedade literária São Bento (SC): uma base institucional de leitura na Serra do Planalto Norte de Santa Catarina. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 251-264. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100014.

Apresenta resultados da pesquisa que objetivou responder de que modo a comunidade de São Bento do Sul (SC), conformou uma instituição de leitura ao longo do tempo. Trata-se de um trabalho pautado na abordagem da História Cultural, atentando para autores como Roger Chartier, Sandra Jatahy, entre outros. Como fonte de estudo, analisou-se documentos institucionais, impressos (jornais) e depoimentos orais. As fontes impressas analisadas mostram pouca visibilidade da Sociedade Literária São Bento, no entanto, as fontes orais (como os recolhidos do tesoureiro e da bibliotecária de ofício) revelaram a tenacidade das diferentes diretorias e seu esforço junto à comunidade local, para manter abertas as portas para o futuro dessa instituição de leitura no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

Palavras-chave : História do Livro; História da Leitura; Sociedade Literária - São Bento do Sul (SC).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português