SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativaAnálise de informações sobre sustentabilidade ambiental circulantesno Orkut: estudo exploratório do tópico "E o rio?" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Perspectivas em Ciência da Informação

versão On-line ISSN 1981-5344

Resumo

OLIVEIRA, Braulio; PEREIRA, Juliana de Araújo  e  QUEIROZ, Josimeire Pessoa de. Gestão de informações da concorrência e orientação estratégica. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.123-142. ISSN 1981-5344.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000200009.

Este artigo tem por objetivos apresentar o relacionamento do sistema de informações de marketing (SIM) com a estratégia de orientação para o mercado e, ainda, aprofundar a discussão acerca da gestão das informações relacionadas à concorrência, pouco explorada, sobretudo, quanto à sua operacionalização. Os resultados, a partir da revisão bibliográfica e de um estudo de caso, apontam que, embora de fundamental importância para o sucesso do negócio, as informações são obtidas, tratadas e disseminadas de formas pouco estruturadas.

Palavras-chave : Sistemas de informações de marketing; Orientação para o mercado; Informação da concorrência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons