SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Paradigmas e interesses do conhecimento na Ciência da Informação: um estudo sobre as dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (2011 a 2013)Padrão de metadados no domínio museológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Perspectivas em Ciência da Informação

versão On-line ISSN 1981-5344

Resumo

SANTOS, Paloma Maria  e  ROVER, Aires José. Representação do conhecimento por meio de ontologias: uma aplicação no domínio da democracia eletrônica. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.22-49. ISSN 1981-5344.  https://doi.org/10.1590/1981-5344/2523.

Graças ao seu potencial de facilitar o entendimento e auxiliar na caracterização de uma área de interesse, as ontologias vêm sendo amplamente utilizadas como ferramentas para representação de conhecimento. Entretanto, no contexto da democracia eletrônica, uma revisão sistemática comprovou que esta prática vem sendo pouco utilizada. Em função disso, este artigo buscou desenvolver uma ontologia no domínio da democracia eletrônica. Como resultado, tem-se a captura singular do conhecimento sobre o domínio. Tal representação, além de apontar para os elementos-chave do domínio, pode vir a auxiliar no desenvolvimento de iniciativas de democracia eletrônica, bem como no aprimoramento de portais na web.

Palavras-chave : Representação de conhecimento; Democracia eletrônica; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )