SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Analysis information use for decision making in management person: case study in a bankFormalization of internal services in large corporations: Ontology proposal for collaborative construction of Service Charter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936On-line version ISSN 1981-5344

Abstract

KERN, Vinícius Medina. A Wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivas. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.120-143. ISSN 1413-9936.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3224.

A Wikipédia é citada em revistas científicas de alto impacto, apesar de sua má reputação como fonte de informação. O que sustenta essa aceitação? Em busca de respostas, este artigo apresenta uma avaliação da Wikipédia anglófona segundo o roteiro de Silberger para obras de referência quanto ao propósito, alcance, arranjo, informação dada, acesso e características especiais, com um aspecto adicional: o controle da qualidade do conteúdo. Complementa essa avaliação um relato da experiência do autor na criação de um verbete em português. Em conclusão, a Wikipédia tem conteúdo de alta qualidade, com vantagens como o grande volume de conteúdo em muitas línguas, bem como desvantagens, como a ênfase em tópicos “populares”. Há também conteúdo inadequado, cuja contenção e reparo dependem da capacidade e engajamento da comunidade linguística que a edita, bem como do respeito a seus princípios editoriais. Há oportunidade para engajar estudantes do ensino superior na criação de conteúdos, bem como na avaliação, que é uma forma de revisão por pares. O bom uso da Wikipédia depende essencialmente da capacidade crítica do leitor.

Keywords : Wikipédia; Enciclopédias; Obras de referência; Curadoria digital; Revisão pelos pares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )