DEFINIÇÃO |
ACEPÇÕES EVIDENCIADAS NO CONCEITO |
A Folksonomia é um conjunto de termos que um grupo de usuários utilizou para etiquetar os conteúdos de recursos digitais da Web (MATHES, 2004MATHES, A. Folksonomies: cooperative classification and communication through shared metadata. 2004. Disponível em: <http://www.adammathes.com/academic/computer-mediatedcommunication/folksonomies.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2017. http://www.adammathes.com/academic/compu...
, online, tradução nossa). |
*Contexto (web); *Agente (grupo de usuários); *Ação (etiquetagem); *Produto (conjunto de termos) |
A Folksonomia é o conjunto de tags com uma ou mais palavras-chave em que os usuários, em um sistema compartilhado de gerenciamento de conteúdo, aplicam a conteúdos específicos (STURTZ, 2004STURTZ, D. N. Communal categorization: the folksonomy. 2004. Disponível em:<http://www.davidsturtz.com/drexel/622/communal-categorization-the-folksonomy.html>.Acesso em: 7 out. 2017. http://www.davidsturtz.com/drexel/622/co...
, online, tradução nossa). |
*Contexto (sistema compartilhado de gerenciamento de conteúdo); *Agente (usuários); *Produto (conjunto de tags). |
A Folksonomia é o resultado da etiquetagem livre de objetos digitais no âmbito da Web pelos usuários (WAL, 2005WAL, T. V. Folksonomy definition and wikipedia. 2005. Disponível em: <http://www.vanderwal.net/random/entrysel.php?blog=1750>. Acesso em: 18 set. 2014. http://www.vanderwal.net/random/entrysel...
, online, tradução nossa) |
*Contexto (Web); *Agente (usuários); *Ação (etiquetagem); *Objeto (objetos digitais); |
A Folksonomia é um vocabulário, ou lista de termos, que surge da sobreposição de etiquetas definidas por vários usuários ao marcar seus links favoritos ou marcadores para posterior recuperação (LUND et al., 2005LUND, B. et al. Social Bookmarking Tools (II): a case study: Connotea. D-Lib Magazine, v. 11, n. 4, 2005. Disponível em: <http://www.dlib.org/dlib/april05/lund/04lund.html>. Acesso em: 24 jul. 2017. http://www.dlib.org/dlib/april05/lund/04...
, online, tradução nossa). |
*Agente (usuários); *Ação (marcação); *Objeto (links favoritos ou marcadores) *Produto (vocabulário ou lista de termos); *Finalidade (posterior recuperação) |
Trata-se de um sistema que administra etiquetas atribuídas pelos usuários aos recursos informacionais por eles indexados (OHMUKAI; HAMASAKI; TAKEDA, 2005OHMUKAI, I.; HAMASAKI, M.; TAKEDA, H. A proposal of community-based folksonomy with rdf metadata. In: INTERNATIONAL SEMANTIC WEB CONFERENCE, 5., Galeway, Ireland. Anais... Gaway; Ireland: ISWC, 2005. p. 1-8. Disponível em: <http://www-kasm.nii.ac.jp/papers/takeda/05/ohmukai05iswc.pdf>. Acesso em: 26 out. 2017. http://www-kasm.nii.ac.jp/papers/takeda/...
, online, tradução nossa). |
*Agente (usuários); *Ação (indexação); *Objeto (recursos informacionais); *Produto (etiquetas) |
Uma nova abordagem emergente para a categorização distribuída de recursos digitais (QUINTARELLI, 2005QUINTARELLI, E. Folksonomies: power to the people. In: INCONTRO ISKO ITALIA - UNIMIB, Milan, 2005. Anais... Milan: ISKO ITALIA, 2005. Disponível em: <http://www.iskoi.org/doc/folksonomies.htm>. Acesso em: 15 jul. 2017. http://www.iskoi.org/doc/folksonomies.ht...
, online, tradução nossa). |
*Ação (categorização) *Objeto (recursos digitais) |
As Folksonomias são sistemas de classificação distribuídos, criados por usuários individuais (GUY; TONKIN, 2006GUY, M.; TONKIN, E. Folksonomies: tidying up tags? D-Lib Magazine, v. 12, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www.dlib.org/dlib/january06/guy/01guy.html>. Acesso em: 16 jun. 2018. http://www.dlib.org/dlib/january06/guy/0...
, online, tradução nossa). |
*Agente (usuários individuais); *Produto (sistema de classificação) |
A Folksonomia consiste em uma classificação popular que é proveniente das ações de representação da informação as quais são realizadas por usuários de diversos serviços disponíveis na Web atual (SMITH, 2006SMITH, M. K. Viewer tagging in art museums: comparisons to concepts and vocabularies of art museum visitors. In: SIG/CR CLASSIFICATION RESEARCH WORKSHOP, 17., Austin, USA, 2006. Papers... Austin: American Society for Informationm Science and Technology, 2006. p. 1-19. Disponível em: <http://www.slais.ubc.ca/users/sigcr/ sigcr-06smith.pdf>. Acesso em: 6 set. 2017. http://www.slais.ubc.ca/users/sigcr/ sig...
, online, tradução nossa). |
*Contexto (web); *Método (classificação popular); *Agente (usuários de diversos serviços); *Ação (representação da informação). |
A Folksonomia, ao contrário da taxonomia, que se baseia da organização das informações por especialistas através de um vocabulário controlado, seria uma classificação social de “baixo para cima” (AQUINO, 2007AQUINO, M. C. A potencialização da memória coletiva através do hipertexto na Web 2.0. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. Anais... Santos: Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação, 2007. p. 1-16. , p. 11). |
*Método (classificação social); |
A Folksonomia consiste em uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na Web, sejam elas representadas por meio de textos, imagens, áudio, vídeo ou qualquer outro formato (BLATTMANN; SILVA, 2007BLATTMANN, U.; SILVA, F. C. C. da. Colaboração e interação na Web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 191-215, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/530/664>. Acesso em: 10 ago. 2017. http://revista.acbsc.org.br/racb/article...
, p. 207). |
*Contexto (Web); *Ação (categorização e classificação); *Objetos (textos, imagens, áudio, vídeo ou qualquer outro formato). |
Fenômeno que designa registro vivo do fluxo de opiniões sobre pessoas, ideias, produtos e outros conteúdos (ROCHA, 2007ROCHA, L. Folksonomia: a classificação de conteúdo na web em nossas mãos. Revista WebDesign, v. 31, p. 22-35, jul. 2007. Disponível em: <http://www.arteccom.com.br/webdesign/downloads/31/1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. http://www.arteccom.com.br/webdesign/dow...
, p. 23). |
*Ação (registro de opiniões); *Objeto (ideias, produtos e outros conteúdos) |
Folksonomia corresponde ao conjunto de categorias criadas coletivamente e compartilhadas por uma determinada comunidade de prática em um dado domínio (SANTINI; SOUZA, 2010SANTINI, R. M.; SOUZA, R. F. Classificação colaborativa de conteúdos não-textuais na internet: as novas formas de mediação e organização da informação da música através da Folksonomia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010. p. 1-24., p. 5). |
*Agente (comunidade); *Produto (conjunto de categorias); |
A Folksonomia é uma taxonomia elaborada pelo povo (STREHL, 2011STREHL, L. As Folksonomias entre os conceitos e os pontos de acesso: as funções de descritores, citações e marcadores nos sistemas de recuperação da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, n. 2, p. 101-114, jun./ago. 2011. , p. 110). |
*Agente (povo); *Produto (taxonomia) |
A Folksonomia ou classificação social são metadados baseados em hipertexto que formam conjuntos de informação estruturados de forma distribuída (VIERA; GARRIDO, 2011VIERA, A. F. G.; GARRIDO, I. dos S. Folksonomia como uma estratégia para recuperação colaborativa da informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 12, n. 2, abr. 2011. , online). |
*Método (classificação social); *Produto (metadados) |
Uma inovação que explora o potencial das redes sociais na organização e no compartilhamento dos recursos informacionais (ASSIS; MOURA, 2013ASSIS, J. de; MOURA, M. A. Folksonomia: a linguagem das tags. Encontros bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 36, p. 85-106, jan./abr. 2013., p. 87). |
*Contexto (redes sociais) *Ação (organização e compartilhamento de recursos informacionais); *Objeto (recursos informacionais); |