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Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

BOGUS, Cláudia Maria  y  IANNI, Áurea Maria Zöllner. Boneca Gertrudes: identidade feminina e práticas educativas em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 1999, vol.3, n.4, pp.93-104. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/S1414-32831999000100008.

A implantação, em 1984, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, ao incorporar a questão da identidade feminina - procurando ver a mulher em relação ao seu corpo e à sua sexualidade e de que forma estas representações se relacionavam com o significado social da maternidade - tornou fundamental repensar a prática dos serviços de saúde realizada até então. Com o objetivo de auxiliar a atuação educativa dos profissionais de saúde, foi elaborado, na época, um instrumento pedagógico: a Boneca Gertrudes. Esta pesquisa, realizada nos anos de 1995 e 1996, verificou a abrangência deste instrumento pedagógico, considerando sua diversidade de usos nas práticas educativas em saúde e, principalmente, se esta abrangência de usos deve-se ao recurso pedagógico constituinte da Boneca Gertrudes: expressão da metodologia dialógica e concretização do corpo feminino. A investigação pretende contribuir para a discussão da elaboração de novos recursos facilitadores para o trabalho educativo em saúde, que abordem questões de gênero.

Palabras clave : educação em Saúde; gênero e sexualidade; saúde da mulher.

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