SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8Reproducción y Salud en familias urbanas pobres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

MACHADO, Lia Zanotta. Famílias e individualismo: tendências contemporâneas no Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2001, vol.5, n.8, pp.11-26. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000100002.

Este artigo apresenta pontos de reflexão sobre o debate atual em torno do presente e do futuro da "instituição família" e do "valor" da família diante da generalização do individualismo. Na sociedade brasileira, o código relacional faz da parentela e da família um valor que atravessa toda a sociedade, e se articula com o código individualista, constituindo variedades de formas de organização familiar que obedecem a princípios de reciprocidade e hierarquia, de acordo com as posições e situações de classe. A fraca generalização das condições cidadãs, pode transformar o princípio da igualdade individual de direitos na universalização do anonimato, da indiferença e da dessensibilização.

Palabras clave : Família; individualismo; reciprocidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons