SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número8Casi adulta, casi vieja: por qué anticipar las fases del ciclo vital?Saber, actuar y educar: la enseñanza-aprendizaje en servicios de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

REBELLO, Sandra; MONTEIRO, Simone  y  VARGAS, Eliane P.. A visão de escolares sobre drogas no uso de um jogo educativo. Interface (Botucatu) [online]. 2001, vol.5, n.8, pp.75-88. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100006.

Este estudo enfatiza a relevância da mediação cultural no uso de tecnologias educacionais. Para tal, descreve a percepção de 62 escolares da rede pública do Rio de Janeiro sobre temas abordados no Jogo da Onda, um jogo sobre o uso de drogas, e o interesse do grupo pelo material. A partir de grupos focais, observação das partidas e questionários, foi observado que a iniciação ao uso de drogas está relacionada à: pressão social de grupo, fácil acesso às drogas e ao não reconhecimento de que o consumo pessoal, mesmo descontínuo, pode levar à dependência química. Dissonâncias entre a visão dos escolares e o discurso preventivo repressivo e/ou técnico informativo sugere que as ações educativas devem privilegiar formas de apreensão das informações transmitidas, focando a interatividade, a interlocução, a informação e a reflexão.

Palabras clave : Educação em saúde; material pedagógico; representação social; jogo educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons