Acessibilidade / Reportar erro

Mercado Simbólico: um modelo de comunicação para políticas públicas

The symbolic market: a communication model for public policies

Mercado Simbólico: un modelo de comunicación para políticas públicas

O trabalho tem como objetivo propor um modelo para análise e planejamento estratégico da comunicação nas políticas públicas, considerando que os modelos correntes não dão conta adequadamente da prática comunicativa nos processos de intervenção social, frustrando os altos investimentos e expectativas que despertam. O "Modelo do Mercado Simbólico", em rede, descentrado e multipolar, é composto por uma formulação teórica, uma representação gráfica dos principais componentes e suas relações e de uma matriz de análise e planejamento estratégico das relações comunicativas. A representação gráfica contempla: a rede de sentidos sociais, os interlocutores e seus contextos e "lugar de interlocução". A matriz inclui fontes, campos, instâncias, comunidades discursivas e uma tipologia de fatores de mediação.

Comunicação e políticas públicas; modelos de comunicação; planejamento estratégico


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br