SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Dilemas e desafios da formação profissional em saúdeUma experiência interdisciplinar de psicanalistas com profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

NOBRE, Moacyr Roberto Cuce; DOMINGUES, Rachel Zanetta de Lima; YAMAGUISHI, Mariana Lie  e  SHIROMA, Marcos Eiji. Relato do aprendizado em estágio de observação da prática médica. Interface (Botucatu) [online]. 2004, vol.8, n.15, pp.381-386. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832004000200020.

Apresenta-se uma proposta pedagógica, não habitual nas escolas médicas tradicionais, que introduz precocemente o aluno de graduação em um estágio de observação da prática médica. Alunos do segundo semestre do curso médico preparados para fazer uma observação participativa do atendimento aos pacientes e entrevistas com profissionais de saúde, desenvolveram a aprendizagem e a reflexão sobre comunicação do profissional de saúde com sua clientela a partir dos fatos observados. Resultados indicam que a experiência com a disciplina propiciou aos alunos um estilo próprio de entrevistar e abordar o paciente, que enfatiza a integridade do ser e as representações do seu mundo, em contraposição à comunicação médico-paciente que acontece durante a anamnese estruturada e na consulta médica feita na rotina ambulatorial com grande demanda.

Palavras-chave : Educação médica; observação do atendimento ao paciente; entrevista do profissional de saúde; prática médica; prática profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons