SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue16Once upon a time... fairy tales and psychodrama to help students at the end of the medical courseDiscussing the relation between space and learning in the training of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

SILVEIRA, Lia Márcia Cruz da  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Grupo de adesão ao tratamento: espaço de "ensinagem" para profissionais de saúde e pacientes. Interface (Botucatu) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 91-104. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100008.

O artigo apresenta uma prática de atenção à saúde - Grupos de Adesão ao Tratamento - que tem evidenciado um campo potencial de terapêutica, de ensino e de aprendizagem para pacientes e profissionais de saúde. Trata-se de cenário de interação de diferentes pessoas, conceitos, valores e culturas no qual cada ator se diferencia e se reconhece no outro em dinâmicas que possibilitam falar, escutar, sentir, indagar, refletir e aprender a pensar. Caracteriza-se por ser um grupo informativo, reflexivo e de suporte, homogêneo quanto à enfermidade dos pacientes, coordenado por dois ou mais profissionais de saúde de diferentes categorias que, pelo método dialógico, têm por objetivo facilitar a adesão dos pacientes ao tratamento. O estudo apresenta uma análise do trabalho com grupos de pacientes com doenças crônicas e ressalta a utilização da prática grupal como cenário de terapêutica e de ensino e aprendizagem para pacientes e profissionais de saúde. Enfatiza o aspecto pedagógico desta prática por propiciar a aprendizagem pelo contato com situações-problema que permitem agregar ao conhecimento específico - a questão saúde - dimensões políticas, éticas, econômicas, afetivas e sócio-culturais. Aponta-se a possibilidade da utilização desta prática para desenvolver competências comunicativas e de trabalho em equipe no campo da educação em saúde.

Keywords : Prática grupoterápica; adesão ao tratamento; equipe muldisciplinar em saúde; espaço de "ensinagem".

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese