SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Negociações sociais para melhoria das condições de trabalho no setor de teleatendimento: o descompasso entre a posição das empresas e a realidade do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

CORREA, Luciara Bilhalva; LUNARDI, Valéria Lerch; DE CONTO, Suzana Maria  e  GALIAZZI, Maria do Carmo. O saber resíduos sólidos de serviços de saúde na formação acadêmica: uma contribuição da educação ambiental. Interface (Botucatu) [online]. 2005, vol.9, n.18, pp. 571-584. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000300008.

Investiga-se como a abordagem da problemática dos resíduos sólidos de serviços de saúde vem sendo construída no processo de formação dos cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram colhidos junto a coordenadores, docentes e estudantes dos cursos de Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem/Obstetrícia e Medicina de uma instituição pública de ensino superior da região sul do país. Considera-se a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos processos pedagógicos novas compreensões de integralidade, articulação, diálogo, problematização, de modo a preparar os futuros profissionais para a instrumentalização e para o enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos de serviços de saúde, com responsabilidade e comprometimento.

Palavras-chave : processo de formação; ensino superior; resíduos sólidos; serviços de saúde; educação ambiental; compromisso social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês