SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20Psychiatric reform and the challenges posed by deinstitutionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

LUZIO, Cristina Amélia  and  L'ABBATE, Solange. A reforma psiquiátrica brasileira: aspectos históricos e técnico-assistenciais das experiências de São Paulo, Santos e Campinas. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.20, pp. 281-298. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200002.

Este artigo tem como objetivo abordar as experiências desenvolvidas, a partir da década de 1980, nos municípios de São Paulo (capital), Santos e Campinas, no sentido de compreender as suas determinações materiais, sociais e políticas, o avanço do processo de rompimento com o modelo manicomial e a emergência de forças criativas e produtivas, necessárias para a construção da atenção psicossocial em saúde mental, bem como conhecer a contribuição do Sistema Único de Saúde no avanço da reforma psiquiátrica nos municípios. A investigação que fundamenta este trabalho é parte de uma tese sobre a atenção em saúde mental, na qual os projetos inovadores desses municípios serviram de moldura e parâmetro para a análise da política de saúde mental em municípios de pequeno e médio portes do estado de São Paulo.

Keywords : serviços de saúde mental; saúde mental; saúde pública; Sistema Único de Saúde (SUS); reforma dos serviços de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese