SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20Naturalization and medicalization of the female body: social control through reproductionThe starting point: a methodological proposal for communication planning, based on comprehensive healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

NJAINE, Kathie. Sentidos da violência ou a violência sem sentido: o olhar dos adolescentes sobre a mídia. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.20, pp. 381-392. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200008.

Trata-se de estudo qualitativo que investiga os sentidos atribuídos pelos adolescentes à violência na mídia, especialmente na televisão, e as formas como esse grupo interage com o meio. Busca-se aprofundar a compreensão sobre como o fenômeno de violência, mediado pela televisão, é interpretado e incorporado ou não pelos adolescentes em seu cotidiano. Foi utilizada a técnica de grupos focais com alunos das sétimas e oitavas séries do ensino fundamental do município de São Gonçalo/RJ, em duas escolas públicas e duas escolas privadas. Conclui-se que um dos desafios para a área de saúde pública está na ampliação da sua atuação na prevenção da violência, tendo em conta a importância da mídia no discurso da violência. Aponta-se, como aspecto positivo da mídia, a parceria na educação e promoção da saúde de crianças e adolescentes.

Keywords : violência; meios de comunicação de massa; adolescente; promoção da saúde; percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese