SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20Increase of cooperation permitted by computers in a distance education environmentTeaching Collective Health at the medical school of the Unicamp: innovative experiences at the basic health units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de  and  BERBEL, Neusi Aparecida Navas. O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.20, pp. 443-456. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200012.

Este artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação.

Keywords : educação superior; professor universitário; ensino; avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese