SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20The university teacher and appropriated evaluation practices in higher education: a student's perspectiveTutors' experience in a distance educational program: progress and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CARVALHO, Sérgio Resende; GARCIA, Rosana Aparecida  and  ROCHA, Daniel Carvalho. O ensino da Saúde Coletiva no curso médico da Unicamp: experiências inovadoras junto a unidades básicas de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.20, pp. 457-472. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200013.

Este artigo descreve e analisa cenários de ensino/aprendizagem vivenciados por alunos do primeiro ano do curso médico da Unicamp. Realizou-se, para tanto, investigação sobre o ensino em Saúde Coletiva em uma unidade básica de saúde (UBS) de Campinas-SP, entre 2002 e 2004. A partir de vivências concretas e parcerias com os trabalhadores, os alunos tiveram a oportunidade de vincular-se, desde o início da graduação, aos serviços de saúde. A abordagem problematizadora utilizada contribuiu para a parceria entre a academia e o serviço de saúde. Ela possibilitou aos alunos atenderem às demandas da UBS e, por outro lado, induziu a criação de uma "rede docente" - constituída pelo gestor, pelos profissionais e docentes da Unicamp -, que deu inestimável contribuição à formação discente, fortalecendo, no processo, a capacidade de gestão dos serviços por parte dos profissionais envolvidos.

Keywords : educação médica; ensino-aprendizagem; saúde coletiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese