SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20Teaching Collective Health at the medical school of the Unicamp: innovative experiences at the basic health unitsExperience and practices of municipal day care workers regarding taking care of children with acute respiratory infection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

BARBOSA, Maria de Fátima S. O.  and  REZENDE, Flavia. A prática dos tutores em um programa de formação pedagógica a distância: avanços e desafios. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.20, pp. 473-486. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200014.

Este trabalho foi realizado no âmbito de um programa de formação pedagógica a distância de trabalhadores da área de enfermagem, buscando conhecer a prática dos tutores e os obstáculos e desafios enfrentados por eles na ação educativa a distância. Os obstáculos apontados pelos tutores foram: dificuldade em assimilar a concepção pedagógica construtivista nas atividades de tutoria (transpor a proposta pedagógica para a prática); dificuldade no uso das tecnologias; falta de infra-estrutura de telecomunicações de alguns municípios; dificuldade em realizar atividades necessárias ao desenvolvimento do curso em função da falta de tempo. Os tutores consideraram um desafio desempenhar a tutoria, por ser uma experiência nova para a qual não há modelo predefinido a seguir. Os resultados indicaram que a educação a distância ainda não foi culturalmente assimilada pelos tutores e que superar a distância pode ser ainda mais difícil para profissionais de enfermagem que possuem dupla jornada de trabalho.

Keywords : educação a distância; educação profissionalizante; enfermagem; tutoria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese