SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20Experience and practices of municipal day care workers regarding taking care of children with acute respiratory infectionThe collective subject that speaks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

LOPES, Roseli Esquerdo  and  MALFITANO, Ana Paula Serrata. Ação social e intersetorialidade: relato de uma experiência na interface entre saúde, educação e cultura. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.20, pp. 505-515. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200016.

Trata-se da análise de uma experiência desenvolvida junto ao Projeto Rotas Recriadas, em Campinas - SP, que se dedicou a constituir formas de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, em especial à exploração sexual. Com base em uma parceria com o Núcleo UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - do Projeto Metuia, foram realizadas atividades de extensão, formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisas. Trabalhou-se com oficinas de atividades, tendo a imagem, individual e coletiva, como elemento catalisador da possibilidade de ressignificação pessoal, em dez Centros de Convivência. Buscou-se, nessa perspectiva, a inserção do profissional de saúde no espaço da ação social, educação e cultura, para: a aproximação com os adolescentes, levantamento de demandas, realização de ações de mediação e de encaminhamentos para as necessidades apresentadas. Discute-se a convivência e a atividade enquanto elementos-chave para a aproximação, para o vínculo e para o estabelecimento de trabalhos com adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Keywords : adolescente; parcerias em saúde; vulnerabilidade social; pesquisa interdisciplinar; violência sexual; serviço social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese