SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Patient autonomy in the therapeutic process as a value for healthSilent violence: psychological violence as a condition of domestic physical violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

LANCMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte Idal; UCHIDA, Seiji  and  TUACEK, Tatiana Amodeo. O trabalho na rua e a exposição à violência no trabalho: um estudo com agentes de trânsito. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 79-92. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000100008.

Este estudo foi realizado com agentes de trânsito que, por diversas razões relacionadas à organização do trabalho e ao fato de terem a rua como espaço de trabalho, estão expostos a intensas situações de agressões verbais e, por vezes, físicas. Com base no estudo de uma situação particular, espera-se contribuir para a compreensão do impacto da violência na saúde mental dos trabalhadores que atuam na rua e seus reflexos na saúde, no desenvolvimento do trabalho e de suas relações. O trabalho baseou-se nos princípios teóricos/metodológicos da psicodinâmica do trabalho. Trata-se de um método circunscrito no âmbito da pesquisa-ação, que pressupõe uma ação transformadora na situação estudada. Resultados indicam que o convívio com a violência no exercício do trabalho produz nos trabalhadores, de um lado, um forte impacto na saúde mental e, de outro, o desenvolvimento de estratégias e uma inteligência relacionada ao trabalho para poderem continuar a trabalhar.

Keywords : saúde mental; violência; trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese