SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Silent violence: psychological violence as a condition of domestic physical violenceGraduate programs in Public Health in Argentina and Brazil: historical origins and recent trends in quality assessment processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

MORAES, Rafael Vicente de. Por uma pesquisa imaginativa na formação do jovem pesquisador. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 105-118. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000100010.

Discutem-se algumas questões concernentes à ciência e seus desdobramentos internos, sob o modo de produção capitalista, tendo como eixo central uma racionalidade orientada fundamentalmente por combinar a mundialização capitalista à monopolização dos conhecimentos técnicos e científicos. O homem, tornado objeto de si mesmo, é incapaz de refletir sobre si próprio e sobre sua prática, ainda que tenha desenvolvido mecanismos refinados para conhecer a realidade. O debate abre perspectivas para se pensar determinados aspectos da formação do jovem pesquisador, na área de ciências humanas, como a ausência de uma discussão acerca dos limites e alcances do exercício científico. Nesse sentido, sugere-se a idéia de pesquisa imaginativa, enquanto um modo de conhecimento, reflexão e clarificação teórica.

Keywords : ciência; construção do conhecimento; pesquisa imaginativa; pesquisadores; domínios científicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese