SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21In defense of imaginative research programs in the education of young researchersThe formation of professionals in the Epidemiology graduate course: the teaching strategies of an experiment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

HORTALE, Virginia Alonso  and  KOIFMAN, Lilian. Programas de pós-graduação em Saúde Pública na Argentina e no Brasil: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 119-130. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000100011.

O artigo analisa a singularidade de metodologias utilizadas em processos de avaliação da qualidade da formação pós-graduada em Saúde Pública em dois países da América Latina Argentina e Brasil. Procedeu-se a uma busca em sítios da internet que abordavam os temas "formação em saúde pública" e "metodologias de avaliação de qualidade", além da revisão de documentos e bibliografia sobre o tema. A análise considerou as seguintes dimensões: o contexto político-econômico na América Latina nos últimos dez anos (1994-2004), as reformas nos sistemas educacionais (com ênfase na área da pós-graduação) e as metodologias de avaliação de qualidade implementadas. Foram identificadas semelhanças entre os sistemas de avaliação em vigor em ambos os países, assim como debilidades nesses processos: avaliação associada a supervisão e controle, e não a redirecionamento e reorientação do ensino, e obrigatoriedade dos cursos ajustarem-se a um modelo padrão definido pelos especialistas.

Keywords : ensino; avaliação de qualidade; pós-graduação; saúde pública; avaliação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese