SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Graduate programs in Public Health in Argentina and Brazil: historical origins and recent trends in quality assessment processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

AUGSBURGER, Ana Cecília; GERLERO, Sandra Silvana  and  TABOADA, Ernesto. A formação na pós-graduação em Epidemiologia: estratégias pedagógicas de uma experiência. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.21, pp. 131-142. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000100012.

O artigo descreve e avalia a experiência de elaboração e implementação de um projeto educativo destinado a formar profissionais da saúde na área de Epidemiologia. Com o propósito de aprofundar a reflexão em torno das diferentes estratégias pedagógicas adotadas, em particular valorizar as possibilidades de inovação que a pedagogia crítica permite, analisa-se a experiência de ensino-aprendizagem vinculada ao desenvolvimento de trabalhos de campo na formação de especialistas em Epidemiologia.Em primeiro lugar aborda-se o contexto sócio-sanitário no qual se desenha e implementa a carreira de Epidemiologia na Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Depois aprofundam-se as possibilidades de integração entre práticas educativas e intervenções sanitárias por meio da elaboração do plano curricular; para finalmente examinar a estratégia pedagógica adotada. Conclui-se identificando alguns dos desafios que se apresentam com base na avaliação educacional realizada.

Keywords : formação profissional; saúde; pós-graduação; Epidemiologia; avaliação educacional; estratégia pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish