SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Cuidado compartilhado: negociações entre famílias e profissionais em uma crecheDesenvolvimento e análise de jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

ALMEIDA, Maria Helena Morgani de; BEGER, Maria Lucia Martuscelli  e  WATANABE, Helena Akemi Wada. Oficina de memória para idosos: estratégia para promoção da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.22, pp. 271-280. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200007.

Considerando a importância da memória para o desempenho das atividades cotidianas e que grande parte dos idosos refere queixas de memória, elaborou-se uma proposta de oficina para treinamento de memória para a promoção da saúde dessa população. A oficina foi oferecida em 2004 a idosos entrevistados e submetidos ao "Mini-exame do estado mental". Desenvolvida em dez encontros, divulgou estratégias para o bom desempenho da memória. Os resultados foram considerados para 45 idosos reavaliados após a oficina, permitindo comparação de resultados. Considerou-se como parâmetro para avaliação de resultados a redução de queixas de memória, referidas pelos idosos ao final da oficina. Esta possibilitou, ainda, a identificação pelos idosos, de suas reais dificuldades e a incorporação de novos conhecimentos relacionados à memória.

Palavras-chave : Idoso; Memória; Treinamento da memória; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português