SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Evaluación psicológica de niños obesos en un programa de atención multiprofesionalLove and passion as facets of education: the relationship between school and appropriation of knowledge índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

ABRANTES, Angelo Antonio  y  MARTINS, Lígia Márcia. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.22, pp.313-325. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010.

O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria".

Palabras clave : Produção do conhecimento; Práxis; Educação escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons