Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Interface - Comunicação, Saúde, Educação
versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762
Resumo
ABRANTES, Angelo Antonio e MARTINS, Lígia Márcia. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.22, pp.313-325. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010.
O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria".
Palavras-chave : Produção do conhecimento; Práxis; Educação escolar.