SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue24Old age, institution and subjectivityTelling patient’s storie author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis; OLIVEIRA, Edna Regina Netto de  and  PASTOR, Aparecida Paulina. Significados das práticas corporais no tratamento da dependência química. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.24, pp.61-71. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000100006.

O objetivo deste estudo foi analisar as representações sociais de mulheres dependentes químicas sobre a contribuição das práticas corporais em seu processo de recuperação e inserção na sociedade. Quatorze internas de uma instituição de tratamento foram entrevistadas e, também, observadas em relação à participação em um programa de práticas corporais, sistematizadas na forma de jogos e exercícios. As falas e práticas demonstraram contradições entre sensações, justificativas e perspectivas em relação ao uso de seus corpos. Com base nos resultados, se buscou compreender como as condições sociais de vida medeiam o modo pelo qual essas mulheres se organizam em benefício de sua saúde.

Keywords : Corpo; Saúde; Dependência química; Práticas corporais; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License