SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue24New social practices constituting the right to health: the experience of a community phytotherapy movementLiving innovation: experiences in the course of nutrition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CIUFFO, Roberta Signorelli  and  RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Sistema Único de Saúde e a formação dos médicos: um diálogo possível?. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.24, pp. 125-140. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000100010.

Este artigo discute a viabilidade da construção de um diálogo entre a formação dos médicos e o Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando o princípio de integralidade como eixo estruturante dessa formação. A possibilidade ou não desse diálogo verificou-se na análise das falas de professores e estudantes dos cursos de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em grupos focais. Os resultados revelam a consciência dos professores das instituições formadoras sobre a importância do compromisso social que a profissão exige, com as decorrentes mudanças, embora alguns demonstrem resistência para enfrentar os novos desafios. Quanto aos estudantes, o descontentamento com a formação é preponderante, embora existam indícios de ruptura com os tradicionais paradigmas da formação médica e desenvolvimento de projetos com os serviços e a comunidade.

Keywords : Formação dos médicos; Integralidade no cuidado; Inovação curricular; Competência em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese