SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue25The teaching of homeopathy and practices within Brazilian Public Health System (SUS)Stress and suffering: an Heideggerian interpretation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CORREA, Anderson Domingues  and  LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Ensino da homeopatia na graduação em farmácia: concepções e práticas pedagógicas em instituições do estado do Rio de Janeiro. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.25, pp. 267-280. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000200004.

Este trabalho aborda a situação do ensino de homeopatia nas faculdades de farmácia do estado do Rio de Janeiro, buscando identificar e analisar a situação político-pedagógica com relação à perspectiva curricular de formação do farmacêutico generalista, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Discutem-se os aspectos legais da questão e as percepções dos professores a respeito. O ensino de homeopatia no estado do Rio de Janeiro é oferecido por duas universidades públicas e 12 instituições particulares, sendo que nas públicas a disciplina é optativa e nas particulares, em sua maioria, é obrigatória. Tanto na graduação quanto na especialização em homeopatia, o foco é o preparo de medicamentos, incluindo uma abordagem teórica da filosofia homeopática.

Keywords : Homeopatia; Ensino de farmácia; Farmácia; Currículo; Educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese