SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Ensino da homeopatia na graduação em farmácia: concepções e práticas pedagógicas em instituições do estado do Rio de JaneiroSofrimento psíquico em familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

NOGUEIRA, Roberto Passos. Estresse e padecimento: uma interpretação de acordo com Heidegger. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.25, pp. 283-293. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000200005.

Nos Seminários de Zollikon, Heidegger discute a enfermidade enquanto uma privação da saúde, relacionada à restrição da liberdade humana. Por sua vez, o estresse é exposto em sua relação com o fardo do Dasein, que são as solicitações que constantemente lhe são dirigidas devido a sua abertura aos entes do mundo em sua totalidade. Expandindo essa interpretação, o autor propõe que a enfermidade, ou melhor, o padecimento, como modo de ser singularizante do Dasein, deve ser analisado em sua pertinência ao mesmo círculo hermenêutico, que tem por base as solicitações que o mundo faz ao Dasein e as respostas que este fornece em circunstâncias concretas.

Palavras-chave : Heidegger; Essência do homem; Fenomenologia; Analítica do Dasein; Filosofia da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português