SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Sofrimento psíquico em familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)A temática da humanização na saúde: alguns apontamentos para debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

GROSSMAN, Elio; ARAUJO-JORGE, Tania C.  e  ARAUJO, Inesita S.. A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre pessoas e ambientes voltados para a saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.25, pp. 309-324. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000200007.

O artigo apresenta resultados de estudos sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde. Expõe o que se fala sobre os aspectos psicofisiológicos ou psicofísicos relativos a esses ambientes, pesquisando as vozes dos dirigentes e legisladores, por meio das leis e portarias ligadas ao tema na esfera federal, estadual e municipal e, por outro lado, escutando as vozes dos usuários por meio de uma oficina de trabalho intitulada "Espaço, Criação e Alegria", aplicada em laboratórios de pesquisa da Fiocruz. Os resultados são os dados provenientes da percepção dos participantes das oficinas sobre seus ambientes de trabalho, colhidos por meio de depoimentos e desenhos. Tais resultados demonstram que a oficina pode ser um instrumento de escuta sensível para designers e arquitetos envolvidos em projetos de obras e reformas de espaços destinados à saúde.

Palavras-chave : Saúde; Design; Arquitetura; Comunicação; Ambiente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português