SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Etnografia: uso, potencialidades e limites na pesquisa em saúdeAdolescência: ações e percepção dos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

MECCA, Renata Caruso  e  CASTRO, Eliane Dias de. Experiência estética e cotidiano institucional: novos mapas para subjetivar espaços destinados à saúde mental. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.25, pp. 377-386. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000200012.

Discute-se o uso das atividades artísticas como agenciadoras de práticas de cuidado em saúde mental, vinculadas à organização do cotidiano e do espaço institucional em serviços substitutivos como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Discorre-se sobre a importância da porosidade desse cotidiano para o acolhimento da criação dos usuários e a articulação desta com as demais atividades que estruturam o cotidiano e habitam os espaços institucionais. Defende-se a necessidade de o espaço institucional refletir o estilo de ser e as necessidades das pessoas que lá se tratam, e de a instituição funcionar como pano de fundo para a articulação semântica das experiências dos sujeitos e seus possíveis diálogos com a cultura.

Palavras-chave : Terapia ocupacional; Institucionalização; Saúde mental; Cultura; Atividades cotidianas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês