SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue26Discourse analysis: a reflection for health researchFrom sadness to depression: the transformation of one malaise into illness in work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CICONET, Rosane Mortari; MARQUES, Giselda Quintana  and  LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Educação em serviço para profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): relato da experiência de Porto Alegre-RS. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.12, n.26, pp. 659-666. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832008000300016.

Relata-se a experiência realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu 192, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - RS, quanto ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Urgências. Consta das principais necessidades e dos principais avanços encontrados no desenvolvimento das atividades, apresentando uma reflexão crítica do processo desenvolvido. Reconhece-se que implantar e manter processos de Educação Permanente em Urgências junto aos Samu é de fundamental relevância para a qualificação dos serviços, entretanto, registram-se as dificuldades na sua execução, especialmente devidas à forma da organização do trabalho no componente pré-hospitalar móvel. Conclui-se que investir na educação incorporada à rotina de trabalho como um processo efetivo, contínuo e ajustado às necessidades do cotidiano e da evolução da estratégia constitui prioridade de gestão e de avaliação de sua qualidade.

Keywords : Educação Permanente em Saúde; Educação em serviço; Medicina de emergência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese