SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue28Female sexuality in magazinesMedical training grounded in problem-based learning: a qualitative evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

LEMOS, Cristiane Lopes Simão  and  FONSECA, Selva Guimarães de. Saberes e práticas curriculares: um estudo de um curso superior na área da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2009, vol.13, n.28, pp. 57-69. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000100006.

A implantação das diretrizes curriculares da graduação em odontologia significou uma possibilidade de reformular os currículos dessa área no Brasil. Mas mudanças na legislação não bastam para mudar uma formação; analisar e repensar o papel do currículo de odontologia, focalizando sua dinâmica, saberes e práticas foram os objetivos deste artigo. O estudo envolveu análise de documentos e entrevistas com atores envolvidos no cenário educacional da faculdade de odontologia investigada. A clínica integrada foi escolhida como objeto central do estudo porque se considera essa disciplina o eixo vertebral do currículo. Revelaram-se quatro lógicas norteadoras da dinâmica curricular: da integração, da fragmentação, da profissionalização e do mercado - não estanques, mas entrelaçadas, produzindo um currículo oculto marcado por diversas contradições com o oficial.

Keywords : Diretrizes curriculares; Currículo; Odontologia; Clínica integrada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese