SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número29Uma análise epistemológica do diagnóstico de depressãoA construção do tabagismo como problema de Saúde Pública: uma confluência entre interesses políticos e processos de legitimação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

EMMERICH, Adauto  e  CASTIEL, Luis David. A ciência odontológica, Sísifo e o "efeito camaleão". Interface (Botucatu) [online]. 2009, vol.13, n.29, pp. 339-351. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000200008.

A ciência odontológica não está isolada do contexto social a que está vinculada. Este artigo descreve a ciência odontológica tal como ela acontece no processo de graduação dos cirurgiões-dentistas, fazendo uma crítica acerca do papel do conhecimento científico e das relações que apresenta com a prática dos seus principais atores na bifurcação pública e privada. A partir da formação acadêmica, no período de transição entre a Academia e o mercado de trabalho, procura entender as razões pelas quais o conhecimento é produzido e transformado pelo mimetismo dos vários papéis odontológicos dados pelo "efeito camaleão". Conclui que, nessa arena transepistêmica, a controvérsia é normal, e o interesse quanto ao seu destino está em nossas mãos. Procura ser realista e crítico quanto às questões de interesse para a Odontologia e a sociedade, se, ao explicá-las, pudermos aplicá-las e, quem sabe, superarmos o "efeito camaleão".

Palavras-chave : Arena transepisêmica; Ciência odontológica; Odontologia e sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português