SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número30El Análisis de situación de los recursos humanos de vigilancia sanitaria en Salvador, Bahia, BrasilPor una clínica de resistencia: experimentaciones des-institucionalizantes en tiempos de bio-política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez  y  HOEHNE, Eduardo Luiz. A consagração científica em números: análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes. Interface (Botucatu) [online]. 2009, vol.13, n.30, pp. 181-195. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300015.

O objetivo foi o de analisar as possibilidades e os limites do estudo quantitativo de uma instituição e dos profissionais que nela atuam, tomando como objeto os currículos da Plataforma Lattes. Explorando esse material, procuramos delinear um quadro dos professores plenos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, caracterizar sua produção científica, as principais atividades que exercem e seu perfil acadêmico. Nossa metodologia foi quantitativa. Desenhamos e analisamos, por meio de uma estatística descritiva, as principais características desses professores, presentes na base de dados da Plataforma Lattes que contém os seus currículos. Em seguida, por meio de uma análise qualitativa, baseada na teoria de Pierre Bourdieu, apontamos, como resultado, as dificuldades da Plataforma Lattes em bem descrever as trajetórias sociais e científicas dos pesquisadores, consistindo, assim, em um repositório de atos científicos acabados e que compõem uma sucessão a-histórica e linear da ciência oficial.

Palabras llave : Sociologia da ciência; Habitus; Bourdieu; Produção científica; Capacitação de recursos humanos em saúde; Pesquisadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués