SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número31Uma experiência em comunicação e saúdeEntre a academia e a rua: Victor Vincent Valla (1937-2009) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

MONTRONE, Aida Victoria Garcia; ARANTES, Cássia Irene Spinelli; LEBEIS, Nathalia de Moraes  e  PEREIRA, Talita de Azevedo Coelho Furquim. Promoção da amamentação por crianças do Ensino Fundamental. Interface (Botucatu) [online]. 2009, vol.13, n.31, pp. 449-459. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000400017.

O objetivo deste estudo foi descrever e analisar processos educativos envolvidos no desenvolvimento e implementação de propostas educativas elaboradas por crianças do Ensino Fundamental para a promoção da amamentação na comunidade escolar. Trata-se de um estudo descritivo com análise qualitativa dos dados. Participaram 38 crianças de uma escola pública de São Carlos-SP. Os resultados mostraram que as crianças possuem conhecimentos, atitudes e mitos sobre a prática da amamentação oriundos da observação e da convivência com a família e pessoas das comunidades às quais pertencem. Elas tiveram criatividade e responsabilidade na proposição e confecção de jogos, brincadeiras, modelos anatômicos e músicas para promover a amamentação na comunidade escolar, incentivando crianças, professores/as e funcionários à participação nas atividades propostas. Conclui-se que a promoção da amamentação por crianças do Ensino Fundamental contribui para a formação de conhecimentos, atitudes positivas e uma cultura favorável frente à prática de amamentar.

Palavras-chave : Amamentação; Promoção da saúde; Crianças; Processos educativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português