SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue32Health promotion and reduction of vulnerabilities: a strategy for knowledge production and (trans)formation of healthcare work, based on Ergology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

MARCO, Mario Alfredo De; VESSONI, Ana Luiza; CAPELO, Augusto  and  DIAS, Cíntia Camargo. Laboratório de comunicação: ampliando as habilidades do estudante de medicina para a prática da entrevista. Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.14, n.32, pp. 217-227. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100018.

O trabalho apresenta a atividade denominada "laboratório de comunicação" na qual, utilizando gravação e discussão de dramatizações de entrevistas (técnica de "vídeo feedback interativa") objetiva-se capacitar os estudantes de medicina nas habilidades comunicacionais necessárias para o exercício da tarefa médica. A atividade está inserida no segundo ano do curso médico, fazendo parte do programa de psicologia médica. O exame cuidadoso e detalhado das imagens registradas tem se revelado um instrumento muito poderoso para a detecção e a evolução das capacidades relacionais e comunicacionais. Ainda estamos em fase de realização de avaliações sistematizadas que nos permitirão verificar a eficácia da atividade e mensurar a repercussão que terá sobre o desempenho dos estudantes em sua atividade na prática médica.

Keywords : Competência clínica; Comunicação; Relações médico-paciente; Educação médica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese