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Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

SILVA, Rosane Neves da; PIRES, Mariana Lorentz; SCISLESKI, Andrea Cristina Coelho  e  HARTMANN, Sara. "Anormais escolares": a psiquiatria para além dos hospitais psiquiátricos. Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.14, n.33, pp.401-410. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000200013.

A partir da análise do material decorrente de um curso de Biopsicologia Infantil ministrado em 1940 por psiquiatras do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e destinado a professores de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, Brasil, buscamos mostrar a pulverização do saber psiquiátrico para além dos muros do hospital. A organização dos conteúdos do curso, assim como os destinatários do mesmo, denotam as estratégias pelas quais o paradigma psiquiátrico presente no Rio Grande do Sul em meados do século passado foi disseminado para outros espaços institucionais. O curso explicita uma primeira aproximação entre os campos da psiquiatria e da educação com o intuito de instrumentalizar os professores na identificação de alunosproblema, contribuindo, assim, para a criação de dispositivos de controle e prevenção dos desvios do comportamento. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, em especial nos cursos proferidos no Collège de France em 1974 e 1975.

Palavras-chave : Saber psiquiátrico; Anormalidade; Educação; Infância; Pessoas com deficiência.

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