SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número34A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticasComo especialistas em Comunicação expressam a competência comunicativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

SILVA, Luís Augusto Vasconcelos da. A cibersexualidade e a pesquisa online: algumas reflexões sobre o conceito de barebacking. Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.14, n.34, pp.513-528.  Epub 17-Set-2010. ISSN 1414-3283.  https://doi.org/10.1590/S1414-32832010005000004.

Este artigo é decorrente de uma pesquisa online sobre aspectos da sexualidade masculina, mais precisamente sobre as interações masculinas em novos contextos da epidemia de HIV/Aids. Busca discutir as possibilidades da internet como campo de pesquisa, considerando os aspectos socioculturais abertos pelas novas tecnologias de informação. Este é o caso das práticas de barebacking, geralmente definido como sexo anal desprotegido de forma intencional. Mais especificamente, neste artigo, serão problematizadas algumas tensões e ambiguidades conceituais do barebacking, sobretudo no que diz respeito ao sexo desprotegido entre parceiros fixos e entre parceiros ocasionais, de acordo com a discussão desenvolvida por alguns usuários das comunidades do Orkut, no contexto brasileiro. Finalmente, destaca-se que os atores que se dizem barebackers não são, necessariamente, mais os mesmos, tampouco entendem o conceito da mesma forma, o que exige uma reflexão mais ampla sobre seus distintos usuários e contextos de uso.

Palavras-chave : Internet; Sexualidade; Homossexualidade masculina; Sexo sem proteção; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons