SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número34Como especialistas em Comunicação expressam a competência comunicativaPercepções e atitudes de professores de escolas públicas e privadas perante o tema drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

CAMPOS, Edemilson Antunes de  e  REIS, Jéssica Gallante. Representações sobre o uso de álcool por mulheres em tratamento em um centro de referência da cidade de São Paulo - Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.14, n.34, pp. 539-550.  Epub 17-Set-2010. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000006.

O objetivo deste trabalho foi compreender as representações e os significados elaborados sobre o uso de álcool por mulheres em tratamento no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), localizado na cidade de São Paulo-Brasil. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com mulheres que fazem uso considerado abusivo de álcool. Para essas mulheres, as representações sobre o uso do álcool estão ligadas às relações familiares, profissionais e de gênero, que definem os modos de classificação do uso do álcool concebidos como socialmente aceito e como abusivo e, por essa via, acionam um sistema de acusações, que envolve os valores próprios do universo sociocultural no qual estão inseridas, identificando-as como "mulheres que abusam do álcool", isto é, mulheres que não cumprem suas obrigações sociais nas esferas da família e do trabalho.

Palavras-chave : Alcoolismo feminino; Gênero; Representações sociais; Uso abusivo de álcool.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português