SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número35Adolescência e trabalho: significados, dificuldades e repercussões na saúdeEnvelhecimento bem-sucedido e vulnerabilidade em saúde: aproximações e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

ANDRADE, Elisabete Agrela de  e  BOGUS, Cláudia Maria. Políticas públicas dirigidas à juventude e promoção da saúde: como a proposta de auxiliares da juventude foi traduzida em prática. Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.14, n.35, pp. 853-866.  Epub 01-Out-2010. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000033.

Este artigo discute uma intervenção em políticas públicas voltada para a juventude no município de São Paulo, com a finalidade de debater o funcionamento e as dificuldades que esta proposta encontrou ao ser traduzida na prática cotidiana dos gestores municipais. Teve como objetivo analisar o trabalho dos auxiliares da juventude do município e refletir a respeito dos princípios e das estratégias da promoção da saúde. Trata-se de estudo qualitativo, utilizando questionários e entrevistas, procurando aproximar a experiência prática da discussão teórica. O discurso teórico conceitual foi convincente quanto à importância deste ator social na construção de políticas públicas, entretanto sua prática mostrou que não foi efetivo pelo pouco mérito e pouca sustentabilidade despendidos ao propósito. O espaço da saúde pública pode ser um lócus privilegiado no sentido de contribuir para a proposição de intervenções para esse público.

Palavras-chave : Juventude; Adolescente; Políticas públicas; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português