SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue36"Good evening, good morning HUAP!", an experience of humanization within training for healthcare professionalsObjective structured clinical examinations (OSCE): a teaching experience using simulation of pharmaceutical care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283

Abstract

ALMEIDA, Daniela Tonizza de  and  TREVISAN, Érika Renata. Estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.36, pp. 299-308.  Epub Sep 24, 2010. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000030.

Este estudo investigou como as mudanças que estão ocorrendo na atenção à Saúde Mental no Brasil vêm transformando a prática recente do terapeuta ocupacional, por meio de uma análise de artigos científicos publicados no período de 2002 a 2008. Considera-se que houve mudanças significativas quanto ao conceito de Saúde Mental, abandonando a assistência centrada na doença para enfocar a promoção da saúde, o resgate da cidadania e a participação social. A noção de atividade foi ressignificada e o setting terapêutico ampliou-se para o território, assim como, foram apresentados novos referenciais teóricos condizentes com a proposta de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial. As ações interdisciplinares propostas pelos serviços substitutivos estão de acordo com os pressupostos teóricos que sustentam a profissão. Da mesma forma, o terapeuta ocupacional tem contribuído efetivamente para consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Keywords : Terapia Ocupacional; Saúde Mental; Desinstitucionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese