SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número38Cuestiones de la sexualidad masculina en la atención primaria de salud: género y medicalizaciónNecesidades y dificultades de facilitadores y tutores para desarrollar la política de educación permanente en salud en un gran município en Paraná, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión On-line ISSN 1807-5762

Resumen

SILVA, Thais Lacerda e; DIAS, Elizabeth Costa  y  RIBEIRO, Eliana Cláudia de Otero. Saberes e práticas do agente comunitário de saúde na atenção à saúde do trabalhador. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.38, pp.859-870.  Epub 23-Sep-2011. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000035.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham papel fundamental na atenção integral à saúde dos trabalhadores, cadastrando e recolhendo informações sobre o perfil sociodemográfico desta população, identificando atividades produtivas desenvolvidas no domicílio e peridomicílio e os possíveis fatores de risco para a saúde dos trabalhadores. Este estudo baseia-se no referencial das competências e busca compreender o processo de trabalho do ACS, valorizando seu saber fazer e sua percepção sobre as relações trabalho-saúdedoença, para orientar os processos de capacitação. Foi desenvolvido em um município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e utilizada a técnica card colection, que integra o método VIPP (Visualization in Participatory Programmes). Foram identificadas ações nas áreas de competência: promoção da saúde/ prevenção de doenças e organização do cuidado. Os resultados reforçam a importância de novos estudos que considerem as mudanças no processo de trabalho do ACS ao se pretender desenvolver ações de saúde do trabalhador.

Palabras clave : Saúde do trabalhador; Atenção primária à saúde; Educação baseada em competência; Agente comunitário de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf epdf ) | Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons