SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número38Necessidades e dificuldades de tutores e facilitadores para implementar a política de educação permanente em saúde em um município de grande porteno estado do Paraná, BrasilSaúde e antropologia: contribuições à interpretação da condição humana em ciências da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

CAMARGO, Sérgio Xavier de; NAKAMA, Luiza  e  CORDONI JUNIOR, Luiz. O Sistema Único de Saúde como paradigma nas representações sociais dos cirurgiões-dentistas. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.38, pp. 883-902.  Epub 23-Set-2011. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000038.

Este estudo se propôs a verificar se o Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido pelos cirurgiões-dentistas como paradigma para a prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisou as representações sociais do SUS desses profissionais. O grupo de estudo reuniu dentistas com atuação profissional vinculada aos serviços públicos de Saúde, especificamente servidores públicos e professores universitários, sendo constituído por três casos: profissionais do serviço público tradicional de Londrina (PR); profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Curitiba (PR); docentes de faculdades de Odontologia de Londrina (PR). Os resultados evidenciaram três possibilidades: desconhecimento do SUS; conhecimento e ceticismo; conhecimento e Utopia. Conclui-se que o SUS não é plenamente reconhecido como referencial para a atenção odontológica pelos cirurgiões-dentistas, e que sua adesão ao projeto SUS se dá apenas na contingência da associação entre conhecimento do SUS e crença pessoal em sua viabilidade.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; Odontologia; Saúde da família; Representações sociais; Recursos humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português